Marcadores

Dicas (4) Influências (5) Madeiras (5) Pratos (2)

terça-feira, 21 de julho de 2009

Pratos e o Bronze - liga b20(parte 1)


O bronze é uma mistura de cobre e estanho com traços de outros elementos (prata, ouro e etc) que é usado na maioria dos pratos profissionais. Por isso é comum os pratos terem a letra “B” de bronze seguida por um número, que por sua vez representa a porcentagem de estanho utilizado na liga para produção do prato (ex. B20).
Por que o bronze?, fácil desde o século XVII quando um alquimista da Constantinopla, através de suas experiências, criou essa liga para confecção de sinos, são quase 4000 anos de expertise e aprimoramento no uso desse metal, que possui um extraordinário resultado sonoro, volume e resistência, perfeito para os sons exóticos que se buscavam para serem tocados nas Óperas da época, que finalmente foi suprido pelos pratos de bronze. E assim temos o primeiro registro de pratos na história.
Os séculos vão passando e os pratos começam a ser tocados por mais e mais bandas militares e marciais e também por orquestras sinfônicas seu uso torna-se popular no mundo inteiro. Mas só no século XX é que passaram a ser mais exigidos, através da criação da Bateria, um novo conceito de tocar aparece e os fabricantes passaram a pesquisar e desenvolver mais modelos e tipos de pratos diferentes.
Também existem pratos feitos em outras ligas na sua maioria para iniciantes, como o Latão mistura de cobre e zinco (ex. 302, Planet Z, Power Beat e OC-300) e Níquel Prateado mistura de cobre níquel e zinco (ex. pratos que vem nas baterias infantis e pratos de percussão), porém na sua maioria tem um som e qualidade muito inferior aos pratos de bronze.

De todos os modelos de pratos se destacam por serem os mais usados os seguintes:

RIDE (condução) - são usados para acompanhamento dos ritmos. Quando tocados com a ponta da baqueta, tem de definir muito bem som de cada toque e abrir o menos possível.
CRASH (ataque) - estes têm a responsabilidade de proporcionar abertura. Quanto mais explosiva e sensível à abertura, melhor o crash.
HI HATS (chimbal) - "chick" bem definido, volume e afinação aguda. Estes são os principais aspectos positivos observados por quem pretende comprar um par de hi hats. Mesmo quando tocado em dinâmicas baixas, o som tem de ser claro e definido, tanto fechado quanto aberto.
SPLASHES - são pequenos pratos para ataque. Sua abertura é explosiva e curta, devido ao seu tamanho menor e sua espessura fina.
CHINA TYPE - são pratos mais usados para efeito. Têm um som peculiar, parecendo gongos chineses. Muito utilizados pelos bateristas em quase todos os tipos de ritmo, são os famosos pratos invertidos.

Agora vamos entender as ligas

Vamos iniciar com a B20(80%cobre e 20%estanho) – a liga mais antiga e até hoje a base de diversas linhas profissionais. Não é fácil trabalhar com ela porém ela ainda é uma das ligas senão a liga predileta entre os bateristas. O som do B20 varia de crashes brilhantes até rides darks e sujos. Dado o seu uso secular a combinação musical do B20 parece infinita, com novos modelos lançados todo ano. Pois se modificada a relação do peso, densidade, corpo, tamanho da cúpula, estilo do martelamento, localização, impacto e até mesmo finalizações são criados sons totalmente diferentes de uma mesma liga básica. Por isso maioria dos fabricantes dizem que o B20 oferece um som complexo pois quanto maior a quantidade de estanho numa liga de bronze mais dark e grave o som e hoje a liga b20 pode ser considerada o maple do bronze, sendo a liga mais versátil do mercado.


Num próximo post falo mais sobre as demais ligas

11 comentários:

  1. Poh cara bem legal o material, e vlw pela vista no meu também rs.

    se prescisar de ajuda estamos ai.

    Leandro
    mediador cifra clube - só batera

    ResponderExcluir
  2. fala moreira bem legal o blog, então cara to com a concept agora, sai da street rs o kit é bem legal´, e é daqueles primeiros tres estantes e pedal duplo.

    bom cara legal o post, mais você podia dar exemplos dos pratos.

    planet

    ResponderExcluir
  3. Entã galara, tem como vcs falarem uns exemplos de pratos nessa liga uns mais em conta tipow orion e octagon.....



    Igor CBJR.

    ResponderExcluir
  4. Então cara da loga b20 vou citar alguns modelos abaixo:

    Zildjian série K
    Sabian xs
    Meinl mb20
    Paite twentys

    e não conheço pratos nascionais a não ser os da RMV série escorpion

    é isso ai

    Moreira

    ResponderExcluir
  5. felipe vc poderia ter citado os pratos
    Sound Fórmula da paiste

    AA e HH da Sabian

    Z e A da Zildjian

    Existem também pratos em liga B20 na Agean, UFIP, Stagg e Istambul

    Edu Garcia.
    Krest Cymbals

    ResponderExcluir
  6. Vlw gente, esses da RMV nunca vi pra vender, eles são bons?


    abraço

    ResponderExcluir
  7. Poh cara se as batera já não são lá essas coisas imagina os pratos...rs.....

    Junta uma grana e pega uns b8 da orion ow octagon.

    ResponderExcluir
  8. Bom Igor, seguinte, como já falei anteriormente, não se deve comprar um instrumento só pela marca e preço, isso principalmente em instrumentos percussivos, é claro que em marcas mais tradicionais, você encontrará produtos com maior durabilidade e maior excelência em sua confecção, porém por experiência p´ropria posso afirmar que existem pratos e tambores de marcas nacionais ow não tão conhecidas que atenderam perfeitamente a necessidade que eu tinha para a ocasião ow som que buscava.

    Por tanto cara vá olhe pesquise, toque o prato tire o som dele e escolha aquele que vai de encontro ao seu som e atende suas necessidades musicais e financeiras.


    abração.

    ResponderExcluir
  9. Sem querer ser chato! Só uma correção. Não são quase 4000 (quatro mil) anos, o correto seria quase 400 (quatrocentos) anos. São 400 anos da invenção da liga de cobre e estanho. E pelo que sei foi a Zildjian que inventou essa liga. E ela, Zildjian, nem tinha esse nome ainda, quando a fabricação de pratos era em Constantinópla, hoje conhecida como Turquia. E a Zildjian se mudou para os EUA na época da grande depressão americana. Enfim só a data que esta errada. Na Turquia hoje em dia tem varios fabricantes de pratos, que, se não são iguais, são melhores que os pratos ocidentais. Agora... pratos fabricados na China... eu não compraria pela internet só pessoalmente e testaria antes de comprar. Não é desmerecendo os chineses, mas muita coisa o que se fabrica na China ainda não tem um controle de qualidade muito bom. Um conhecido meu comprou um Crash não vou citar a marca, e ele rachou. Claro já vi muitos pratos de marcas tops racharem também, mas onde rachou no prato dele parecia que tinha bolinhas de ar que facilitaram o prato rachar. Mas o prato tinha um ótimo som antes de rachar.

    ResponderExcluir
  10. Valeu irmão seu comentário foi muito agradável e com êxito para o entendimento

    ResponderExcluir