Marcadores

Dicas (4) Influências (5) Madeiras (5) Pratos (2)

quinta-feira, 16 de julho de 2009

Madeiras (parte 1) O Maple nas baterias!

Com base em pesquisas e experiência, na minha opinião, o verdadeiro som do mais puro Maple consiste em, muito volume, ressonância e sustein prolongados, bastante dinâmica com forte incidência de frequências graves e médias. Ela é a madeira mais amada entre a grande maioria dos bateristas, 7 em 10 na minha opinião (rs). Pois é um fato que os tambores confeccionados com ela são extremamente competentes para um bom som de tambor. O Maple tem uma boa densidade e dureza, isso faz com que o tambor tenha um excelente ataque, projeção e volume. Os médios e agudos são bem equilibrados e o grave está mais presente. Esse certo equilíbrio das 3 freqüências lhe proporcionam um som de tambor cheio, pesado, grave, com bastante ressonância, um decay mais longo e uma projeção excelente. O Maple sempre tem aquela sobra especial, aquele sustein mais longo.
A nota fundamental no Maple é menos definida que em outras madeiras, porém como já disse ganhamos muito em ressonância, principalmente em cascos mais finos.
Quando se pensa em um tambor que caracteriza o "verdadeiro som do Maple", logo nos vêm à cabeça baterias como Gretsch USA Custom, DW Collectors e Tama Starclassic Maple nestes modelos de baterias conseguimos encontrar o "verdadeiro som do Maple".

Abaixo um gráfico retirado do site da Pearl sobre a sonoridade da madeira.




Como podemos perceber também, o maple é uma madeira clara com veios lindos, o que a tornam também uma madeira atraente, luxuosa e clássica para acabamentos naturais laqueados e encerados.

Portanto se você deseja requinte, beleza e um som potente e muito ressonante o maple é uma boa pedida pra você. Porém é importante dizer que não adianta comprar uma batera apenas pelo nome maple em sua publicidade, pois uma bateria mal feita, mal acabada com madeira mal selecionada, pode se 100% maple, que não vai dar som nenhum, então vá pela escolha do som que cabe no seu bolso e faz a sua cabeça e não por publicidade enganosa.

Então é isso galera até a próxima.

11 comentários:

  1. Ta isso ai, agente sabe, mais e o birch e as outras madeiras?
    Outra coisa tem muita coisa nesse texto que já tem na net.

    ResponderExcluir
  2. Então,
    Realmente como informei no inicio do texto fiz algumas pesquisas na net e não dá pra fugir muito de um texto que explica muito bem o que é o maple, porém acrecentei ao texto informações de experiências minhas.

    Em reação as outras madeiras, como pode-se perceber no título fugindo da mesmice e para ter um post mais rico divid os posts em vários podendo me aprofundar mais em cada madeira.

    mais vlw o comentário

    Felipe Moreira

    ResponderExcluir
  3. Cara muito legal, mais falando sério esse negócio do marketing em cima do maple, não é qualquer batera que tenha maple que é boa?

    ResponderExcluir
  4. Então rafael, o maple é sem dúvida uma das madeiras com sonoridade muito boa para o instrumento, prova disso é que nas bateras tops das marcas sempre tem a série maple, porém nessas séries é usado só o filé do maple madeira selecionada a dedo, por proficionais capazes e além do mais a produção é feita em altos níveis de qualide e cuidado, por isso os preços que ghegam a quase 30mil reais.

    Então vc está numa loja e ve uma série de uma determinada marca dizendo 100% maple a 1500 reais.

    Não estou dizendo que baters de 1500reais não são boas, é que disse antes veja o que cabe no seu bolço e atende o seu som.

    Mas em uma batera 100% maple a esse valor é claro que o maple(SE FOR REALMENTE MAPLE) é aquele que sobra ou o processo de fabricação é feito com baixa qualidade, onde as folhas não são bem coladas as bordas dos tambores são mal acabadas, o lixamento, acabamento, ferragens peles e etc. são de qualidade inferior, e tudo isso que citei interfere diretamente no som do tambor, desde uma borda mal feita até os aros e quandtidades de canoas para afinação.

    Por tanto quando você for comprar uma batera, pesquise, entre em fóruns de discução e fale sobre as opções que cabem no seu orçamento, ou pode perguntar aqui no blog.
    Mas é importante que você ao comprar um instrumento vá atraz de marcas mais conhecidas, procure saber qual a madeira, o histórico da marca e dasérie escolhida, para não gastar dinheiro a toa.

    é isso brother.

    abraço

    ResponderExcluir
  5. Brother comprei uma advance signature renato pelado, 100% maple, e ela tem um som loko mano.

    oq vc acha.?

    Igor_cbjr

    ResponderExcluir
  6. Cara nunca toquei em um modelo da advance, já vi propaganda em revista desse seu kit e confesso que achei ele bonito, tem canoas que lembram as DWs e uma configuração muito legal 2 tons e 2 surdos.
    Lembro de ter o novos e notaveis dela na modern drummer porém não lembro muito dos detalhes sei que nos prós e contras ela se saiu muito bem.

    bom não tenho muito mais a acrecentar se vc quiser marcar pra eu dar uma testada nela estou a disposição.


    abraço e vlw pela visita.

    ResponderExcluir
  7. poh. Muito bom o conteúdo cara, um dos melhores que já vi na net, muito bem explicado e bem rico, vi que tem bastante coisa do texto da equipo, porém vai muito além do material que já vi por ai na net. tah bem legal.

    Cara conte comigo pra dar aquela força e up ai.

    Igor a batera é boa sim, tbm tenho uma dessa, ela é mais a minha estradeira, aguenta o tranco e tem um som legal, apesar de estar longe das tops de maple, porém com peles boas(remo, evans) e cuidado ela da som sim.

    recomendo quando vc for trocar por um kit mais perto dos tops o da yamaha tour custom kit maple tbm.

    Leandro
    moderador cifraclube
    só batera

    ResponderExcluir
  8. Legal cara continue assim.


    Lucas.

    ResponderExcluir
  9. vlw leandro e felipe.

    Igor_cbjr

    ResponderExcluir
  10. Daora esse site gostei esse cara ai q sabe da batera.
    Ate demais vc e o genio da batera .




    Gabriel

    ResponderExcluir