Continuando minhas pesquisas sobre madeiras, descobri que para 7 em cada 10 técnicos e engenheiros de som, o Birch é a madeira dos sonhos. Pois, por ter uma baixa freqüência de médios, o som do Birch soa de maneira muito equilibrada, limpa, com uma definição incomparável e um timbre mais redondo e “dócil”.
Por ser uma madeira com a nota fundamental mais definida é a mais usada em estúdios, devido ao seu timbre naturalmente equalizado e características como um som bem seco, pouco ressonante e com um ótimo "quick". É muito fácil de se tirar agudos cavernosos do Birch, pois é uma madeira menos dura e densa, e isto a deixa com um ataque e uma projeção mais controlada. Um fator que reforça esse detalhe é a baixa incidência das freqüências médias permitindo-nos dizer que conseguimos um som mais “filtrado”.
O Birch é uma madeira sempre aconselhada para se trabalhar de forma microfonada (tanto em estúdio como ao vivo), pois em ambientes maiores e sem microfonação adequada as “sobras” fazem falta, principalmente para sons mais pesados. Ela é uma madeira para quem usa e abusa das notas.
Quando se fala em Birch logo nos vem a memória o equalizado som das baterias YAMAHA 9000, Pearl Masters BMP Premium BIRCH e Premier Genista, onde com certeza é evidente a grande presença dos agudos, pouca incidência dos médios e uma quantidade razoável dos grave.
Abaixo um gráfico retirado do site da Pearl sobre a sonoridade da madeira.
O Birch também é uma madeira clara com veios singulares, que formam desenhos arqueados, o que a tornam uma madeira de extremo requinte para acabamentos naturais, laqueados e encerados, atreavés desse desenho inconfundível.
Portanto, se você é uma batera, extremamente técnico que busca limpar o seu som, e o de suas viradas, deixando o seu som mais definido, porém não abre mão de um kit com beleza e chamativo, o Birch é o que faltava no seu som.
Cara bem legal essa definição sua, recentimente fiquei numa rande dúvida entre a vision birch e a maple, e foi exatamente o que a galera do fórum do batera disse pra eu ir tocar as duas e ver o que eu queria, e por ser um batera do metal, o birch se encaixou muito bem no que eu buscava.
ResponderExcluirMuito bom o material parabéns.
Daniel_ Fórum batera
Loco este post!!!
ResponderExcluirEntão Daniel, eu tive o mesmo problema quando fui gravar o CD da minha banda pois haviam duas bateras muito tops, uma em maple e uma em birch e eu fiquei na mega dúvida de qual escolher,...
ResponderExcluirmas isso vou deixar para um próximo post
Bom eu aposto que vc tenha ido no birch pelo post que temos aki...rs
ResponderExcluirDaniel_fúrum Batera
to sempre ligado aqui! muito bom!
ResponderExcluirAh isso nós veremos num próximo post, vu apresentar a configuração que usei na gravação e a que uso nos shows.
ResponderExcluire a que pretendo montar para ser o set-up final
abraço a todos fique ligados no show de lançamento da minha banda.
Cara tem uma tama superstar de birch no batera clube com dois bumbos o que vc acha dela.??
ResponderExcluirCara,
ResponderExcluirela simplesmente é uma das melhores baterias em sua categoria(intermediárias - pearl vision, tama superstar, sonor 3007, pacific x7, gretch catalina maple, etc.) apesar dela não ser 100% birch, pois há nela tambem o bass drum que é uma madeira que tora o som do birch mais gordo com essa junção. Porém as características do birch são muito presentes nessa batera é uma ótima escolha se vc tem a verba para tal vai fundo, poes realmente será muito difícil vc encontrar novamente uma com essa configuração.
"Quando se fala em Birch logo nos vem a memória o equalizado som das baterias Pearl Masters BMP Premium BIRCH e Premier Genist" --- Eu citaria as duas como referências de som de birch, mas colocaria na frente delas a Yamaha Recording Custom. Ae legal esses posts sobre madeiras!
ResponderExcluirè um post amais antigo porém hoje a 9000 é referencia total pra mim até pq tive uma estou atualizando agora.
ResponderExcluir