Marcadores

Dicas (4) Influências (5) Madeiras (5) Pratos (2)

segunda-feira, 27 de julho de 2009

Madeiras (parte 2) - BIRCH a madeira Mixada:

Continuando minhas pesquisas sobre madeiras, descobri que para 7 em cada 10 técnicos e engenheiros de som, o Birch é a madeira dos sonhos. Pois, por ter uma baixa freqüência de médios, o som do Birch soa de maneira muito equilibrada, limpa, com uma definição incomparável e um timbre mais redondo e “dócil”.
Por ser uma madeira com a nota fundamental mais definida é a mais usada em estúdios, devido ao seu timbre naturalmente equalizado e características como um som bem seco, pouco ressonante e com um ótimo "quick". É muito fácil de se tirar agudos cavernosos do Birch, pois é uma madeira menos dura e densa, e isto a deixa com um ataque e uma projeção mais controlada. Um fator que reforça esse detalhe é a baixa incidência das freqüências médias permitindo-nos dizer que conseguimos um som mais “filtrado”.
O Birch é uma madeira sempre aconselhada para se trabalhar de forma microfonada (tanto em estúdio como ao vivo), pois em ambientes maiores e sem microfonação adequada as “sobras” fazem falta, principalmente para sons mais pesados. Ela é uma madeira para quem usa e abusa das notas.
Quando se fala em Birch logo nos vem a memória o equalizado som das baterias YAMAHA 9000, Pearl Masters BMP Premium BIRCH e Premier Genista, onde com certeza é evidente a grande presença dos agudos, pouca incidência dos médios e uma quantidade razoável dos grave.

Abaixo um gráfico retirado do site da Pearl sobre a sonoridade da madeira.



O Birch também é uma madeira clara com veios singulares, que formam desenhos arqueados, o que a tornam uma madeira de extremo requinte para acabamentos naturais, laqueados e encerados, atreavés desse desenho inconfundível.

Portanto, se você é uma batera, extremamente técnico que busca limpar o seu som, e o de suas viradas, deixando o seu som mais definido, porém não abre mão de um kit com beleza e chamativo, o Birch é o que faltava no seu som.

10 comentários:

  1. Cara bem legal essa definição sua, recentimente fiquei numa rande dúvida entre a vision birch e a maple, e foi exatamente o que a galera do fórum do batera disse pra eu ir tocar as duas e ver o que eu queria, e por ser um batera do metal, o birch se encaixou muito bem no que eu buscava.

    Muito bom o material parabéns.

    Daniel_ Fórum batera

    ResponderExcluir
  2. Então Daniel, eu tive o mesmo problema quando fui gravar o CD da minha banda pois haviam duas bateras muito tops, uma em maple e uma em birch e eu fiquei na mega dúvida de qual escolher,...

    mas isso vou deixar para um próximo post

    ResponderExcluir
  3. Bom eu aposto que vc tenha ido no birch pelo post que temos aki...rs


    Daniel_fúrum Batera

    ResponderExcluir
  4. to sempre ligado aqui! muito bom!

    ResponderExcluir
  5. Ah isso nós veremos num próximo post, vu apresentar a configuração que usei na gravação e a que uso nos shows.

    e a que pretendo montar para ser o set-up final

    abraço a todos fique ligados no show de lançamento da minha banda.

    ResponderExcluir
  6. Cara tem uma tama superstar de birch no batera clube com dois bumbos o que vc acha dela.??

    ResponderExcluir
  7. Cara,
    ela simplesmente é uma das melhores baterias em sua categoria(intermediárias - pearl vision, tama superstar, sonor 3007, pacific x7, gretch catalina maple, etc.) apesar dela não ser 100% birch, pois há nela tambem o bass drum que é uma madeira que tora o som do birch mais gordo com essa junção. Porém as características do birch são muito presentes nessa batera é uma ótima escolha se vc tem a verba para tal vai fundo, poes realmente será muito difícil vc encontrar novamente uma com essa configuração.

    ResponderExcluir
  8. "Quando se fala em Birch logo nos vem a memória o equalizado som das baterias Pearl Masters BMP Premium BIRCH e Premier Genist" --- Eu citaria as duas como referências de som de birch, mas colocaria na frente delas a Yamaha Recording Custom. Ae legal esses posts sobre madeiras!

    ResponderExcluir
  9. è um post amais antigo porém hoje a 9000 é referencia total pra mim até pq tive uma estou atualizando agora.

    ResponderExcluir