Nesse post vou apresentar outras madeiras que são usadas para confeccionar baterias, algumas são plantadas no solo sagrado do Brasil e outras madeiras não tão usadas como as trindade, porém que tem sua particularidade sonora e também é usada para fazer tambores.
Copaíba
A Copaíba é uma madeira brasileira, nativa e exótica. A característica sonora é o perfeito equilíbrio entre Graves e Agudos. A sua alta densidade proporciona um excelente volume, ataque e projeção, extremamente versátil, atendendo dos shows de Rock ao vivo às gravações em estúdio, aonde a dinâmica e definição devem prevalecer.Quando se toca um tambor construído em Copaíba, sentimos de cara uma respostas precisa com sonoridade encorpada, é a madeira perfeita para um kit de aplicação profissional e versátil que com certeza conta também com notas firmes, consistentes e definidas e na maioria das vezes com um preço acessível.
Outras Madeiras.
Araucária
A araucária deve ter seu manejo sustentável, legalizado e proveniente de madeira de reflorestamento, uma vez que a araucária é considerada rara, e sofre hoje com ameaça de extinção. Seu corte se dá com idade acima de 40 anos de idade o que se traduz em uma madeira madura e perfeitamente pronta para servir com maestria sua função de bela sonoridade.
Com os veios longos, discretos e cor clara, seu apelo visual é incrivelmente fino e clássico e sua sonoridade é pura, cristalina e marcante.
Bapeva
Uma madeira extremamente dura e densa, sem paralelo com qualquer outro tipo de madeira até hoje utilizada para a fabricação de baterias. Estas características fazem com que a Bapeva tenha uma personalidade própria quando comparada com os instrumentos feitos com as madeiras tradicionais utilizadas em tambores. Quanto mais alta a densidade da madeira no tambor, mais profunda será a sua ressonância, resultando num timbre cheio e com equilíbrio entre as freqüências fundamentais. Porém, nem todas as madeiras densas podem ser utilizadas com sucesso na construção de um tambor já que a dureza é um outro fator essencial tanto estruturalmente quanto na definição da sonoridade. O ataque e o volume final serão maiores e mais agressivos quanto maior for a rigidez da madeira. Poucas madeiras são tão perfeitas para a construção de um tambor quanto a Bapeva.Bubinga
A Bubinga é uma madeira de origem africana, possui mais de 50% de dureza em relação ao Maple e Birch, sendo também mais densa que o Maple. A característica da Bubinga é a alta freqüência de grave, razoável quantidade de médio e mais presença de agudo do que médio. Ao tocarmos estes tambores logo, sentimos um equilíbrio sonoro tão grande que surpreende qualquer um, é incrível como tudo soa cheio, limpo, muito definido e pesado. Um kit em Bubinga me lembra um pouco o equilíbrio e clareza do Birch, porém com um ganho bem maior de grave, ressonância e volume. Tudo o que se toca aparece limpo, bem nítido e definido. A aparência da madeira é algo espetacular, há nela um desenho incrível, rústico, cheio de belos veios e sua textura é linda.CEDRO
Não encontrei muito sobre essa madeira, mas liguei para meu brother "Fuca Gomes" um grande luthier, e dono da marca Maxter e ele me disse o seguinte: "Ele é uma madeira exótica da família de madeiras vermelhas, senelhante ao MAHOGANI e BUBINGA. São madeiras mais graves com o som aveludado, melodioso."
E então acredito que ele voltou a tentar vender algo para algum cliente que estivésse em sua loja(rs)
MARFIM
O BRAZILIAN MAPLE tambores produzidos em 100% MARFIM, madeira nobre brasileira, que é clara e muito bonita com veios bem acentuados que realçam o tambor como uma obra de arte. A sonoridade fica entre o MAPLE e o BIRCH, tem como características o Ataque e ressonância do MAPLE e o timbre equalizado do BIRCH; possui um som quente e pronto.Bom como texto ficou muito extenso, vou ficando por aqui e prometo que na semana que vem, posto mais madeiras...(ash, poplar, teca, Imbuia, basswood, oak, pinho, beech e outras).
Vlw galera gostaria de agradece a participação do Fuca.
E colocar algumas referências, segue:
bateraclube e Ricardo Goedert
Revista Batera
Odery
RMV
Maxter
boas batucadas.
boa materia cara.. parabens!!
ResponderExcluircara muito explicativo....vc tem que aarecer mais nos fóruns....várias questões respondidas nesse post....
ResponderExcluirmuito bom o site.
Bacanudo o post....
ResponderExcluirmuito bom e bem vindo ao Forumbatera
ResponderExcluiraproveite a linguiça. que agora é sem trema...
pois na nova regra do português nunca mais trema em cima da linguiça. capiche.
bacana cara muito bom o blog....isso aí informação a serviço dos bateras
ResponderExcluirabraço
ótimo post.
ResponderExcluirMeu muito bom mesmo o blog...continue a atualizar isso aqui e a postar no forum tbm...abraço.
ResponderExcluirExcelente post!!!
ResponderExcluirMuito bom ! Parabénssss! :)
ResponderExcluirqual madeira e boa para construir uma caixa boa? no tamanho 10.
ResponderExcluir