Marcadores

Dicas (4) Influências (5) Madeiras (5) Pratos (2)

sábado, 8 de agosto de 2009

Pratos e o Bronze - liga B8(parte 2)


O uso da liga B8 começou na década de 60, quando descobriram as características cortantes dessa liga até então usada somente como semicondutora.
A maioria das gravações de bandas de rock da década de 70, tem a presença de pratos fabricados com essa liga, bandas como led zepplin, the Who, deep purple e etc.
As características do som da liga B8 em tese são, brilho, volume e som extremamente cortante, essas características você encontra nas linhas e séries: 2002, Giant Beat e Rude da Paiste; ZXT, ZBT e Pitch da Zildjian; B8, B8 pró e alguns signature da Sabian; Laser e Amun da Meinl; e nos nacionais como: solo pró, Rage Bass, Strondo da Orion; Groove, Dark, Premiun da Octagon.
Por ser uma liga mais barata, pela sua maior porcentagem de cobre os fabricantes tendem a usar essas ligas em pratos para iniciantes e semi profissionais, porém como citado acima a paiste usa essa liga em 3 das suas principais séries e a sabiam a usa em pratos signature o que hoje tornam o B8 um “novo” clássico.
Alem da descrição do som já colocada anteriormente podemos dizer que essa liga é também mais objetiva e consensual, é que a B8 tem um conjunto de frequências e harmônicos mais focado, basicamente, os pratos de B8 são mais compactos que os outros, mais duros e de resposta mais rápida. Isto deve-se a um espectro de frequências mais restrito produzido pela B8, fator diretamente ligado à estrutura da liga a qual é uniformemente direcionada.
A diferença de som entre pratos da B8 é, na maioria das vezes, menor que entre pratos da B20, tendo em conta medidas, tipo e série.
Hoje nos catálogos das marcas vemos os pratos fabricados com essa liga direcionados para estilos musicais como, rock, punk, metal, pop, country, reggae e estilos mais contemporâneos, e por isso temos uma grande quantidade de bateristas usando-a.
Mas como sempre gosto de dizer, procure ouvir o prato sentir seu som e escolha aquele que atenda suas expectativas e necessidades, levando em conta o que seu bolso pode pagar e o resto do seu kit, poia a bateria é um instrumento só e é importante que cada componente desse instrumento se complete sonoramente. É isso galera até.

16 comentários:

  1. Mais um comentário muito instrutivo.

    vlw felipe

    M. cotia

    ResponderExcluir
  2. Cara meu set não b8 e nem b20 ele é o zht da zildjian o que vc acha???

    ResponderExcluir
  3. Cara eu gosto bastante do som do ZHT são um bom custo benefício são pratos bons(não tops) e tem preço acessível. apesar de que para o som que eu faço uso-os com funções totalmente diferente do que eles são designados o ride vira crash, o crash vira um splash grande...rs eu acho que falta volume nessa linha porém ela tem ótima durabilidade, por ser menos DURA que uma liga B8.

    ResponderExcluir
  4. Sei lá eu acho que eles são bem altos, sen falar que são da Zildjian. mais vlw.

    ResponderExcluir
  5. Legal heim curti o blog. mais não entendo pq vc não posta essas informações lá no fórum.

    Rodrigo Ludwig

    ResponderExcluir
  6. Então cara, lá eu gosto de responder as dúvidas e opinar sobre assuntos, aki eu porcuro trazer informações completas e é um espaço meu onde mais pra frente poderei colocar informações sobre bateras que eu gosto, sobre meu trabalho e etc. saco

    ResponderExcluir
  7. Quai são os fúruns que vcs comentam?, eu uso muito o bateras PT pois os caras de lá tem mais acesso a instrumentos tops.

    ResponderExcluir
  8. Cara eu procuro entrar em todos, rs....pois informação nunca é demais...gosto do bateristas pt sim....porém curto muito outros foruns da gringa como o da pearl e o da dw.

    Mas os daqui são os melhores...abração.

    ResponderExcluir
  9. muito bom o material Felipe, só que está faltando vc falar do que ninguem fala, maple, birch, mogno, b8 e b20 são coisas manjadas na net, seria interessante vc focar nas paradas que ningue fala.

    Isso ai mano Daniel - Banda Flame

    ResponderExcluir
  10. Bem Daniel,obrigado pelo comentário e fico feliz que vc tenha gostado do conteúdo, estou preparando já alguns posts sobre madeiras Bazukas e gringas menos tradicionáis que essas ai que eu tenho apresentado, e tenho posts sobre outros assuntos tbm, porém acho legal apresentar o que podemos chamar de um mínimo de conhecimento para um baterísta.
    E por isso tenho apresentádo o básico, mas fique ligado que tenho contúdo programado até janeiro do ano que vem rs.

    abração

    ResponderExcluir
  11. muito loko este post cara

    ResponderExcluir
  12. Caraca cara vc tem razão fui na teodoro e os B* da Paiste são mais caros que muitos b20 de marcas top como UFIP, Stag e Sabian.E sem contar que sonoridade é linda.

    ResponderExcluir
  13. Boa Noite, tenho hit-hat e ride Zildjan Scimitar, eu estou iniciando, e tocando Rock com uma galera, esses pratos atendem bem? tenho um orion rage bass16 (b8) e um Splash Krest 12 (latão).

    ResponderExcluir
  14. Olá, estou em dúvida se compro pratos da Sabian B8 eu toco ritmos como rock, pop e ritmos nem tão leves nem tão pesados, gostaria de saber, achas que eu devo comprar pratos B8 ou me recomendas outro ?

    ResponderExcluir
  15. Prezado Moreira, obrigado pela informações, estão me auxiliando a apresentar as diferenças entre as ligas para o conselho da igreja, visando compra de um novo set.

    Valeu,

    Capezio
    Vitória ES

    ResponderExcluir
  16. Baccarat - The Sports Lounge at the Boardroom at Borgata
    The Lounge at the Boardroom at Borgata · 3,400 rooms, 633 rooms and suites · 1,200 sq. ft. · The lounge at Borgata 바카라 사이트 벳무브 · 1,200 rooms and suites · 1,300

    ResponderExcluir