Marcadores

Dicas (4) Influências (5) Madeiras (5) Pratos (2)

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

[NEWS] Novo Endorsement - Prime Drums. + Review | Europe Birch Special Séries

Como muitos já sabem eu desde outubro deste ao, estou com uma parceria endorsement com a empresa Prime Music, empresa essa que trabalha unica e exclusivamente com percussão. A empresa que além de possuir uma marca de baterias própria a Prime Drums, também é responsável pela importação de importantes marcas do mercado percussívo mundial como:

Meinl Cymbals;
Premier Drums;
Meinl Percussion;
Ahead drumsticks;
regal tip drumsticks e
Premier marching drums.

E é com essa nova gigante do mercado, que acreditou no meu trabalho que firmei uma parceria endorsement.



Bom, nessa parceria eu pude escolher qualquer batera Prime, e eu escolhi a Europe Birch Special Series.



A Europe Birch Special Series é um dos modelos da série Europe da prime, modelo top de linha com madeiramento que eu a muito tempo venho utilizando e que confesso ser o meu preferido para tambores em geral o Birch. A batera é fabricada na china e hoje conta com os mais elevados padrões de qualidade exigidos pela Prime.

Principais Detalhes

O Kit é construída com 4 folhas de Birch que proporciona frequências altas, bem definidas além das médias e baixas controladas que resultam em um som mais explosivo com muito "Atack" e volume. Todos os tons e surdos da série Europe são equipados com os Aros Prime Hoop de 2,3 mm. Bumbo possui aro de madeira com 10 afinadores e canoas die-cast que auxiliam o processo de afinação do mesmo, distribuindo de uma forma melhor a tensão entre os parafusos. A caixa que acompanha o kit em madeira com 4 folhas de Birch e com 10 afinadores é equipada com aros "Prime Cast" (die-cast), que suportam maior pressão e tem um visual imponente

Em todos os modelos Europe a prime disponibiliza a seguinte configuração. Tons 8x7, 10x8 e 12x9; Surdos 14x14 e 16x16 ambos de chão; Bumbo 22x18 e Caixa 14x6,5. Em todos os modelos acompanham ferragens da série 8000 contendo: 1 estante de prato reta (C-8000), 1 girafa (CB-8000), 1 pedal single (P-8000), 1 máquina de hihat (H-8000), 1 estante de caixa (S-8000) e 1 banco com acento selim (DT-8000) .

As peles que acompanham as baterias Prime são todas Remo fabricadas na china sendo: Pinstripe para os tambores e Ambassador para a caixa Na resposta de todos os tons as peles são de filme único de menor espessura, no padrão Remo Diplomat.
Os cascos 100% Birch, possuem belos veios, fibras e excelente textura, Com isso a Prime pode explorar ao máximo os acabamentos com fundo transparente, expondo ainda mais os belos veios e textura natural do madeiramento. O meu Kit é um Tabaco Translúcido (WBN) e pode ser admirado (rsrrs) nas fotos abaixo[em breve]. Num ultimo momento vale ressaltar a beleza das canoas, sistema de suspensão, pés de bumbo e surdos, os respiros e a linda Badge com a marca e modelo da batear, tudo muito bem acabado e com ótimo cromo, dos novos lotes Prime.

Madeira e Casco

Aqui é mais um opinião pessoal de um batera a que por muito tempo usou o mais top do Birch. Para explicar um pouco sobre os cascos da minha Europe, segui o meu ouvido e experiência adquirida com a prática e o uso de várias bateras em Birch. O casco Prime possui 4 folhas e aproximadamente 6mm, em tese (rsrs) quanto mais fino o casco, mais grave e ressonante ele será. Nessa batera temos uma combinação muito agradável, uma madeira que tem como características principais o foco, o ataque e as frequências altas e cascos mais finos que como disse tendem a ser mais graves, por isso como sempre afirmei essa batera me surpreendeu muito com um som pronto, e muito bem equalizado, que atende muito bem o gosto de qualquer batera em qualquer estilo, bastando somente o cara conhecer de peles e afinação do estilo que ele curte. Eu "fãnzasso" que sou da Remo, nem troquei as peles que vieram na batera e estou usando-as conforme vieram, precisei afiná-las apenas 1 vez , e de palco para palco faço apenas pequenos ajustes.
Quanto a combinação de medidas, acho que dispensa comentários a batera vem com tambor pra tudo que é gosto e estilo de musica.

Tambores.

No geral com o madeiramento em Birch conseguimos ótimos e cortantes agudos, um belo e definido grave e relativamente pouca freqüência média, o que dá uma "limpada" geral no som diminuindo ainda mais os eventuais overtones (ou harmônicos indesejáveis), e dando destaque para os harmônicos desejáveis e ressonância real do tambor. Todos estavam muito bem acabados, e só dei uma pequena lixanda em duas ou tres bordas, por puro pereccionismo meu.

Tons

Os tons de 8, 10, 12 são um time formidável que casam muito bem entre si. Acredito que por conta da pele de qualidade que acompanha o kit, o mesmo já tem de fábrica um som como um todo pronto com maciez e mais simples de afinar, e muito ressonante, porém com poucos harmônicos e "overtones", mas com uma subida simples na afinação você consegue "ganhar" harmônicos muito agradáveis nos tambores menores. No tom de 8" foi o tambor onde encontrei o menor número de pontos doces na afinação, nele consegui bons agudos, porém nas afinações mais baixas ele acaba perdendo o volume e brilho no meio de um kit com som tão belo, porém nas altas afinações o som é realmente maravilhoso; no tom de 10" (o que eu mais gostei) encontrei o maior numero de pontos doces, consegui chegar em afinações muito baixas e nas mais altas com volume e punch na medida do que buscava, sem muita dificuldade, basta trabalhar bem ambas as peles (batedeira e resposta) e consegue-se tirar um som TOP em várias afinações; o tom de 12" assim como o de 10" tem muitos pontos doces, porém as sobras crescem muito também, havendo a necessidade de abafar com mungel ou fita, em determinadas afinações porém ele também responde bem tanto em altas como em baixas afinações sem perder definição o que me impressionou muito.

Surdos

Os surdos soaram com ótima definição, com um grave poderoso porém muito macio, sem sobras demasiadas; o que eu adorei (rsrsr), com um muito volume e presença, oferecendo ao batera desde um final poderoso pra suas vidas até uma crescente de final de musica grave e pesada. Tanto no surdo de 14" quanto no de 16" encontrei diversos pontos doces na afinação o que é muito bom, pois tornam esses tambores muito versáteis, podendo ser afinados altos ou baixos com qualidade sonora TOP, novamente sem perder definição o que é impressionante, pois mesmo na mais grave afinação consegue-se sentir a nota fundamental do tambor soar mesmo em meio a um verdadeiro terremoto quando os dois são tocados(rsrs).


Bumbo

Chegamos onde eu queria, esse é um dos maiores pontos fortes nessa batera, um verdadeiro canhão, no teste usei somente a pele batedeira abafada com duas folhas de TNT como expliquei na sessão de afinação aqui do fórum, sem nenhuma almofada ou outro tipo de abafamento, assim como a pele frontal também sem nada e sem furo. Após afinar, sentei e coloquei o pedal no bumbo toquei sem mecher em nada mais na afinação o som já estava perfeito, com um grave profundo, sem overtones, usei o lado de plástico do batedor o que proporcionou um kick muito definido seguido desse grave maravilhoso, após uma sessãozinha de toques duplos e pedaladas, comecei a mudar a afinação para mais grave e mais aguda, e sempre encontrei pontos doces em vários tipos de afinação, passando de um bumbo jazz, com muita sobra e ressonância, até um bumbo Metal, bem "kickado" e definido, porém sempre com um grave TOP, que me agradou muito; pois, como roqueiro que sou, um bumbo grave é sempre bem vindo..rs..
Depois coloquei um pequeno pedaço de espuma que encostou em ambas as peles dentro do bumbo, e pronto, dei uma controlada no volume e sobras e achei um perfeito bumbo para funk, R&B e Pop, poderosíssimo porém mais controlado, mudei o lado do batedor para o de feltro, e tive um ganho absurdo de volume sem perder a definição. E isso também me impressionou.

POSSO AFIRMAR QUE DO AGUDO AO GRAVE, DO SAMBA AO METAL QUALQUER BATERA ESTARÁ MUITO BEM SERVIDO COM UMA EUROPE BIRCH, SEM DEMAGOGIA, É UM INSTRUMENTO IMPRESSIONANTE.

Caixa

A caixa também em Birch de 14x6,5 possui casco fino, aros "die-cast" e 10 afinações. O som é muito bonito, com ótimo volume e uma sensibilidade surpreendente no som de esteira. O rimshot é bem cortante, aberto, porém você sente o corpo do tambor soar também é muito bonito como disse antes, possui alguns "overtones" que podem ou não incomodar; (vai do gosto, porém fita resolve...rs). Ela responde muito bem em afinações graves, porém é nas altas que ela mostra a que veio. Ainda assim, fiz uma pequena alteração no aro inferior, colocando um aro "Power Woop", e agora sim tive o som de uma senhora caixa pra roqueiro...rs.. sério algo muito "Hard Rock" e "Grunge" uma caixa com muito corpo e muita sensibilidade de esteira algo impressionante. Vale a pena o teste.

Ainda na caixa, o principal ponto forte na minha modesta opinião é o "rimshot" que a caixa possui, soa brilhante, cheio, explosivo e com boa definição, extra-série. O "sidestick" (som de aro) também não fica pra traz e é muito definido com ótimo volume. E essa minha caixa ainda é com os antigos aros tão "criticados por alguns" aqui no fórum, outro ponto forte é o acionamento do automático que é preciso, macio, e passa muita segurança. Em breve posto um vídeo.

Ferragens

O kit de ferragens foi descrito no início do post, agora vou falar de forma mais genérica sobre cada uma na prática.


A Máquina de Chimbal H 8000 Essa segue a tendência atual das estantes com dois pés, o que facilita o posicionamento da mesma quando tocada com dois bumbos, ou o posicionamento do segundo pedal quando tocamos com pedal duplo. As pernas são duplas e a ferragem como um todo é muito robusta. A sapata não possui base fixa, porem é fixada a máquina por um garfo e parafusos de afinação, tornando quase impossível que se separem. O ajuste de tensão permite acertarmos o peso da pisada em diversas tensões. A presilha segue um padrão top, funciona bem, e é compatível com a maioria das estantes do mercado. Possui memória de altura e regulagem do ângulo do prato, e o mais legal pra mim, é extremamente leve, rápida e silenciosa.

O Pedal P-8000, Um pedal que está a frente de seus concorrentes e se destaca por um bom preço, seguindo de perto as tendências do mercado TOP, É bonito, porém muito mais robusto do que belo, todo feito em metal, possui batedor com duas faces (feltro e plástico). Tem ajustes simples, porém o necessário para oferecer ao batera total liberdade de regulagem, o que o torna ainda mais robusto, e mesmo assim consegue ser macio, ter pegada e uma boa resposta. Fiz alguns ajustes e encontrei reais possibilidade de se trabalhar, tanto em regulagens mais duras quanto as regulagens macias. Não vou citar outras marcas, porém volto a afirmar, que nos pedais que podem se enquadrar como concorrentes desse pedal ele está a frente, em beleza e funcionalidade, sem contar matéria prima.

As Estantes de prato Reta C-8000 e Girafa CB-8000, Seguem o padrão top de linha de qualquer marca, pés duplos, dois estágios de altura, memórias em todos os cantos rsrsr, além de um visual top e muito bonito. Seu acabamento e detalhes, não ficam atrás de nenhuma estante em sua categoria, e sua funcionalidade está num mesmo nível se não superior. Ambas são muito funcionais robustas e o principal pra mim leves. Pois hoje a maioria das estantes são muito pesadas, e isso é meio ruim pra quem está sempre na estrada. As memórias e as borboletas de travamento simples e bonitas, dão um aspecto de estante Top e clássica. As pernas abrem muito bem, e se mantém muito robustas mesmo com dois tons e um prato usados nela. Os feltros seguem um padrão top e a estante Girafa funciona como reta também, o que facilita muito no posicionamento e transporte.

O Banco DT-8000, esse não é apenas um diferencial, mas um ponto muito forte nesse kit, pois é um banco nível top, acento selim, regulagem de altura com rosca e memória, pés duplos e tudo mais. Banco como disse nível top, com robustez absurda e conforto no mesmo nível. Não fica atrás de nenhum componente desse kit, que está num nível muito superior das ferragens do mesmo nível no mercado.

A Estante de Caixa S-8000 Possuí pernas duplas, memória de altura e firmes pés de borracha, é leve e muito robusta. Com a caixa do kit ou qualquer outra o conforto enquanto se toca é impressionante; acredito que isso é devido ao ajuste "ball" (esfera) que essa estante possui permitindo ajustes em vários ângulos, e seu designe permite facilmente ajustar qualquer ponto de ajuste com facilidade.

Pontos Fracos X Pontos Fortes

Pontos fortes:
O maior ponto forte é o Som dessa batera - volume, definição, corpo... [TOP]
Acabamento externo dos tambores [alto nível muito bonito];
Configuração 3 tons 2 surdos [ vai do agudo ao grave e atende a qualquer gosto musical];
caixa com 6,5 de profundidade, aro die cast e 10 afinações [pra mim a medida 14 x6,5 é de longe a mais versátil];
Garras de bumbo die cast, pés telescópio, aros de madeira com acabaento nível top e 10 afinadores.
Estante de prato reta e girafa série 8000 - estantes com o MELHOR custo benefício disparado.

Pontos fracos
Eu achei a estante de caixa muito alta, e tive problemas com altura com caixas mais profundas;
o acabamento dde algumas bordas estavam um pouco asperos no tom de 8" e surdo de 14";
Maquina de hihat, ela é muito robusta, porém um pouco pesada(a pisada);
A esteira da caixa, não me agradou [ o som dela] - sempre usei Pearl TOP o ouvido sé curte pearl e puresound...rs
peles de resposta, são peles muito simples [sem marca] como as que vem em toda batera intermediária.[na época que escrevi o review ela estava com as de fábrica, porém, hj troquei todas por emperror e o ganho no som foi impressionante - o som que jah era bom ficou muito melhor com mais corpo]
A presilha do hi hat, ela é baseada na gibraltar mais top, ela é nota 10 nas prime, pois ela não é compatível com outras estantes.

Vamos as Fotos.




















um abraço a todos.