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sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Influências (parte 4) – Taylor Hawkins

Faz tempo que eu não posto nada sobre influências, e desta vez decidi postar um cara que com certeza é um dos que mais influência a minha maneira de tocar. Desde que comecei a tocar, eu já fiz cover das musicas que ele gravou, já montei meu set igual ao que ele usava, já fiz solos baseados nos solos dele e por aí vai [rsrs].

Esse cara tem medo de palco, incarou assumir as baquetas de uma banda liderada por um dos mais importantes bateras da história e se chama Taylor Hawkins, ele é com certeza um dos bateras que eu mais admiro na atualidade. Taylor é uma batera extremamente enérgico, ele é um exemplo de baterista a ser seguido, nunca ouvi uma gravação ou performance dele que tenha sido exagerada, ou que ele tenha feito alguma frase, groove, que não tenha se encaixado perfeitamente na musica. Quando digo que ele toca o que a musica pede, é exatamente isso que quero dizer...[rsrs]. Taylor é mais um batera que abusa dos single strokes tanto nas mãos quanto nos pés... o que imprime uma sonoridade impar nas gravações que ele fez. Pra mim é impossível ouvir uma musica que ele tenha gravado, ou esteja tocando e não saber que é ele, isso desde o pop que ele tocava com a Alannis até o mais pesado Rock que ele faz com o Foo Fighters, ou até mesmo no pop experimental que ele faz com seu projete solo e paralelo ao FF, o Taylor Hawkins and the Coattail Riders. Projeto esse onde Taylor explora e transmite toda sua influência vinda de Phill Collins e Sewart Copeland e outros dinossauros masters da bateria dos anos 70 e 80, onde também ele se mostra um grande compositor e vocalista.

Vamos aos vídeos que SEMPRE falam muito mais do que palavras.











Kit e configurações.

Na minha opinião, os kits que o Taylor monta sempre são kits maravilhosos e memoráveis, visual e sonoramente falando, desde a escolha do acabamento até a forma da montagem e escolha dos pratos, Taylor sempre impressiona.
Taylor é meio camaleão com marcas, já vi ele usar de tudo, tudo mesmo, dw, tama, pearl, mapex, craviotto, porém de 2009 pra cá ele tem sempre usado Gretsch USA custom e desde de o inicio sempre usou pratos Zildjian.











Configurações

Foo Fighters

Gretsch Drums USA Custom
14”x6,5” brass Snare
14’x6,5’ maple snare
24”x18” bass drum
6”x6” Sinphonic Ton (sem pele de resposta)
8”x7” Sinphonic Ton (sem pele de resposta)
13”x9”tom
16”x16” floor tom
18”x16” Floor tom
20”x14” gong bass (nem sempre usado)
14”rototom

Na turne do CD “the colors in the shape” ele usou dois bumbos de 22”x18”

Zildjian Cymbals
20” K custom dark ride (usaco crash)
19” A Custom Crash
18” A Custom Crash
22” A Custom Sweet ride
22” A Custom EFX
15” Avedis new beat hi-hats

Acessórios
Zildjian 5b signature sticks
remo Drum heads
LP Jam Block (vermelho – grave)
Hardware DW

Taylor Hawkins and The Coattail Riders

TAMA Starclassic Drums Maple
14’x6,5’snare
22”x18” bass drum
13”x8”tom
16”x16” floor tom
14”rototom

Zildjian Cymbals
20” K vintage ride (usado crash)
20” K custom dark ride (usaco crash)
21” Sweet ride
15” K Custom dark hats

Acessorios
Baquetas Zildjian signature
LP Jam Blok
LP Cowbell
Remo Drum heads

Discografia

Foo Fighters
- There is Nothing Left to Lose
- One by One
- Everywhere But Home
- In Your Honor
- Skin And Bones
- Summer’s End
- Live at Wembley
- Wasting Light

Taylor Hawkins and The Coattail Riders
- THTCR
- Red Light Fever

Alanis Morisset
- Head Over Feet
- You Oughta Know
- All I Really Want (live)
- Ironic
- Hand my pocket (live)

Outros
- This is a Call – Tibetan Freedom Concert
- Bryan May – Another Word (Cyborg)
- Iron and Stone – Learn to fly (foo fighters)
- Good Apollo I’m Burning Star IV – (no world for tomorrow)
- Eric Avery – Help Wanted (Phico Beddoe)

Bom no mais é isso…. Ontem [17/fev] foi aniversário dele e este post fica como homenagem por isso também.

Não deixem de ouvir o trabalho desse grande baterista de 34 anos e que com certeza ainda tem muita baqueta pra quebrar.

Abraço galera.

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

"Dicas" para Bumbo (parte1)

Afinando e abafando o bumbo sem matar a donoridade do tambor.

Bom galera esse é o primeiro post de uma nova série de postagens, a série: "Dicas", denhtro dela vou dar dicas para afinação, luthieria básica, limpeza, improvisação e gambiarras para situações adversas e etc.
Hoje eu vou postar uma dica com como eu faço para abafar o bumbo, quando encontro overtones (harmônicos) indesejados, porém de uma forma que não mata o som, muito pelo contrário essa "dica" potencializa as freqüências graves do seu tambor e define a nota fundamental deixando seu bumbo com um som avassalador, com muito volume e definidíssimo.

Bom vamos ao passo a passo rsrsrsr.

Vc vai precisar de:

Alguns metros de TNT (tecido não tecido) - vc compra em bazares e casas de tecido.

Fita adesiva - durex de preferência aqueles mais largos.

E se vc quiser uma parada mais profissa, pra deixar o bumbo mais bonito, alguns metros de lycra.

e tesoura sem ponta.. [kkkkk]

O processo

Primeiro vc tira a pele do tambor e deixa a borda totalmente livre, após fazer isso vc corta um ou dois pedaços(eu prefiro 2) do TNT de forma que esses pedaços sejam maior que a borda do tambor. E use o durex para fixar os TNTs no bumbo. (ilustração abaixo)



Como disse se vc quiser uma parada mais bonita, após prender o TNT ao bumbo, faça o mesmo processo com um pedaço de Lycra. E após prender a lycra, assente a pele sobre os tecidos e aí faça os procedimentos padrões de afinação, aperte todos os parafusos com a mão, sempre indo de um para o outro do outro lado do tambor. (ilustração abaixo.) após isso afine como preferir com a chavinha.

E após apertar, com um estilete e MUITO cuidado corte as sobras dos tecidos para seu bumbo não ficar cheio de pano saindo do aro...rsrsr.



Essa é a ordem de afinação. (reparem como fica bonito quando vc usa a lycra) - e com as sobras já cortadas.



Com isso vc não precisa colocar NADA dentro do bumbo, e se ainda tiver alguma sobra indesejada, repita o processo na pele de resposta, porém nessa pele eu prefiro que seja no máximo 1 "folha" de TNT e não duas.

Obs. Se vc achar que o bumbo está muito alto, (pois ele vai ficar com certeza), aí sim vc coloca um pedaço de espuma que encoste na parte inferior das peles batedeira e resposta, assim vc vai perder um pouco das freqüências graves e volume - (ilustração abaixo)

esse é meu diminuidor de volume para bumbos de 18" de profundidade. - porém faz anos que eu não uso esse tipo de abafamento, só uso os TNTs, nas peles e bumbo totalmente vazio a foto é meramente ilustrativa...rsrsrr



Bom galera espero ter ajudado façam o teste - tenho certeza absoluta que os resultados irão agradar e MUITO a todos vcs. Abraço.



perguntas estou a disposição.



ps. na pele de resposta se vc não quiser ter todo o trabalho que vc teve na batedeira.. vc pode dobrar um quadrado de TNT umas tre vezes... e fazer uma tira abafadora...conforme foto abaixo:



Abraço e até semana que vem.

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Bio - Felipe Moreira o [@moreirabatera]

Bom esse é mais um resumo da minha história sendo contado numa perspectiva diferente. Vamos lá!

Baterista desde os seus 17 anos, Felipe Moreira começo a tocar profissionalmente no ano de 2005 pouco depois de ganhar seu primeiro kit de batera na banda Box punk, banda paulistana de punk rock. 
Em 2007, entrou para o BSD, banda de nu metal com influencias do metal e rap cor, e que já dividiu palco com grandes bandas do cenário underground paulista, como Paura, Unlife, Treta e Korzus.
Em 2008, entrou para O Apogeu, para assumir e gravar as bateras do segundo álbum da banda e fazer turnês por todo o Brasil. O Album produzido pelo guitarrista Deio tambasco, ganhou alguns prêmios do mercado gospel e ficou em primeiro lugar de vendas no segmento rock gospel daquele ano. A partir daí Moreira começou a acompanhar bandas como Katsbarnea, Renascer e Bom Pastor, além de acompanhar Déio Tambascoe em seu trabalho solo como side man. Nesse período começou a gravar bateria de rock e pop para os produtores Flávio Morassi, Dudu borges, Wesley Ros e Pepe Sales nos estúdios 12, sala 70 e Na Sena. No fim de 2012 Moreira deixa o Apogeu e começa a se dedicar somente a trabalhos de batera como "side man" e a seus projetos musicais Rhino e AudioProject Como side man Moreira excursionou com o Marcio Foffu, Katsbarnea, Banda Lírio, Cruz e Tambascos. Atualmente está em processo de produção e laboratótio com a Rhino e com o BSD para a gravação de dois EPs. Moreira é endorsee das marcas Prime Drums, Sonar Baquetas, Alê Bags e agora acaba de entrar para o time Istanbul Mahmet Brasil.

Atualizado em 05/2014

SetUp | Gear

Equipamento 2014 - Rhino Tour

Bateria: Prime Europe Birch G Series - Piano Black

Tom 12x09
Surdo 16x16
Bumbo 22x18

Pratos Istanbul Mehmet
14 " Samatya Full Hi Hat
18 " Samatya Crash
18 " Samatya Chyna
20 " Samatya Ping Ride

Equipamento Tour BSD

Bateria: Prime Europe Birch Especial - Tabaco Translucido   

Tom 8x7
Tom 10x8
Tom 12x9
Surdo 14x14
Surdo 16x16
Bumbo 22x18

Pratos Istanbul Mehmet 
14 " Traditional Hi Hat
18 " Samatya Crash
16 " Samatya Crash
18 " Samatya China
20 " Traditional Heavy Ride
12 | 14" Traditional splash | Samatia China Stax
16 " Traditional Fast Crash


Caixas
14x6.5" Europe Birch Special, aros Prime cast(die-cast) - Yellow Submarine
14x8" Europe Maple Special, aros Prime cast (die-cast) - Tabaco Translúcido
14x5,5" Prime Universe Aluminium 5mm, aros Power Hoop - Full Black
12x6" Prime Universe Iron 1,5mm, aros die-cast - Bronze Vintage


Hardware
Prime Série 8000, incluindo estantes, máquina de chimbal e tom holders
Pedal Pearl 2002c Power Shifter Eliminator

Peles
Remo Emperror ou Ambassador ambas clear na batedeira dos tons e surdos,
Ambassador clear na resposta.
Ambassador coated nas batedeiras das caixas,
Ambassador snare side na resposta.
Powerstroke 3 no bumbo

[As veses “ambassador coated” nos tons – e “Ambassador x” na caixa]


BaquetasSonar Signature Felipe Moreira [uma baqueta padrão 5b e a outra no mesmo padrão sem ponta]
Regal tip mallet[Para efeitos]
Rods Regal tip
Vassorinha Regal Tip


atualizado dia  05/2014
em breve fotos